Faculdade São Leopoldo Mandic marca presença em eventos de odontologia que estão sendo realizados de forma virtual

Devemos evitar aglomerações, mas não podemos parar o aprendizado e, muito menos, as ações voltadas à saúde. Pensando nisso, eventos da área de Odontologia têm sido realizados no formato on-line. E a SLMANDIC está sempre marcando presença, tanto pelo peso do nome da Instituição, incluindo a importância de suas pesquisas, como pela experiência de seus professores.

Nos dias 3 e 4 de junho foi a vez da I Reunião On-line de Odontologia e COVID-19, voltada aos estudantes e profissionais da área, de todo o País. O encontro teve mais de 3 mil inscritos, e o Prof. Dr. Victor Montalli foi quem representou a Faculdade na ocasião, com a palestra de abertura ‘Biossegurança em odontologia: o que mudou? ’, assunto mais que pertinente para o período. Confira, a seguir, um pouco do que ele abordou.

Preocupação do momento

Segundo Montalli, o que preocupa, de fato, é o que esse vírus está causando no planeta. De acordo com dados atualizados em 3 de junho, já foram 6.272.098 casos, sendo que 379.044 pessoas vieram a óbito, globalmente falando. “O Brasil, infelizmente, virou o epicentro mundial, com mais de 30 mil mortes”, lamenta Montalli.

E ele acrescenta: “o grande problema é que ainda não temos um medicamento que cure ou uma vacina que imunize contra a COVID-19. Por isso, precisamos combater esse perigo da melhor forma possível, com as armas que a gente possui no momento. Temos que trabalhar como se todos estivessem infectados. Essa é uma forma de autocuidado que só gera benefícios. ”

Sobre a biossegurança

Em tradução literal, significa ‘segurança da vida’. Ou seja: trata-se de uma proteção alcançada a partir de um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades, que possam comprometer as saúdes humana e animal, assim como o meio ambiente.

Riscos X odontologia

São três os tipos de riscos aos quais o cirurgião-dentista está exposto: biológico, químico e físico. Agora, a maior preocupação é em relação ao biológico, por conta do novo coronavírus. E isso se intensifica nos consultórios, devido à grande prevalência de aerossois, que ficam presentes no ar durante muito tempo. “Por esse motivo, devemos, mais do que nunca, retomar as questões voltadas à biossegurança”, enfatiza Montalli. Lembrando, ainda, que, além de lavar bastante as mãos, é preciso cuidar das vias aéreas também.

Cuidados necessários

Por conta do momento que vivenciamos, o cirurgião-dentista precisa acrescentar alguns EPIs como uniforme obrigatório. São eles: respirador N95 ou PFF2 – única forma de prevenção contra o aerossol –, óculos de proteção com vedação lateral, gorro e luvas descartáveis, jaleco de TNT (gramatura 40, por ser considerado impermeável) e com fechamento nas costas.

Para prolongar a utilização do mesmo respirador e evitar que molhe, é indicado colocar a máscara cirúrgica por cima. E a face shield, se acrescentada, serve para proteger das gotículas. Por fim, é preciso lavar as mãos com sabão sempre que possível e, principalmente, ao descartar as luvas, entre um paciente e outro.

Vale destacar, ainda, que tanto o jaleco de TNT gramatura 40 como o respirador podem ser utilizados ao longo de um dia inteiro. Já os demais itens devem ser descartados ou higienizados após cada atendimento. Logicamente, também é preciso fazer o descarte correto dos resíduos. E mais: o respirador com válvula não é recomendado, pois se o dentista estiver com o vírus, ele vai passar a doença para outras pessoas.

Já no caso do paciente, é apropriado que, ao chegar no consultório, escove os dentes, lave o rosto e utilize o enxaguante bucal com digluconato de clorexidina 0,12%. E, antes do atendimento, que coloque o gorro e o babador descartáveis, assim como os óculos de proteção.

Sobre a I Reunião On-line de Odontologia e COVID-19

O intuito desse evento on-line, promovido pela UFPE – Universidade Federal de Pernanbuco e totalmente gratuito, foi esclarecer os principais questionamentos da odontologia em relação à COVID-19. E, consequentemente, ajudar a classe odontológica a atuar de forma mais segura. A organização foi dos professores Dra. Marianne de Vasconcelos Carvalho (UPE), Dr. Gustavo Pina Godoy (UFPE) e MSc. Sérgio Henrique Gonçalves de Carvalho (UEPB).

Não conseguiu assistir ao vivo?

As apresentações do dia 3 de junho podem ser acessadas via Youtube, no seguinte endereço: https://www.youtube.com/watch?v=-gvGqY0FV1k .