Professores da SLMANDIC em ação para ajudar profissionais de saúde

Professores da SLMANDIC em ação para ajudar profissionais de saúde

Professores imprimem suportes para protetores faciais e doam para cirurgiões-dentistas da rede pública

Professores da Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas, se unem em uma ação para ajudar profissionais da área da saúde e imprimem suportes para protetores faciais (Face Shield) para doar às equipes de saúde bucal da rede pública dos municípios de Sumaré, Valinhos, Indaiatuba, Louveira, Cosmópolis e Santa Bárbara do Oeste.

Como o governador do Estado de São Paulo impediu que os consultórios odontológicos funcionem no período de quarentena, por conta do coronavírus, com exceção para casos de urgência e emergência, que são atendidos por profissionais da rede pública, os professores da Instituição, Victor Montalli, Flávia Flório e Almenara Silva se uniram ao cirurgião-dentista Athus Garcia, ex-aluno da Faculdade e também proprietário da empresa de tecnologia de impressora 3D, Ewa Decor,  para  imprimir os suportes e doá-los aos municípios.

Segundo Victor Montalli, “a ideia era fornecer inicialmente 30 Face Shields para os profissionais, pois leva aproximadamente oito horas para produzir essa quantidade. Ocorre que a demanda é muito alta e, assim, a nossa meta é disponibilizar pelo menos 300 protetores faciais”.

A professora Flávia Flório, que coordena o Estágio Supervisionado do último período do curso de graduação em Odontologia da SLMANDIC, no qual os alunos atendem os pacientes da rede pública, aderiu de imediato a ação e abraçou a causa.

Para validar o equipamento de proteção individual (EPI), a professora Almenara Silva se uniu ao grupo, além de outros professores, colegas e alunos, que estão ajudando com doações financeiras para que a produção aumente e possa ajudar um número maior de profissionais.

O custo unitário inicial do suporte era R$ 3,70, mas a segunda leva da produção sofreu um aumento porque houve a substituição do clipe da viseira, para facilitar a montagem. Agora, nesta segunda fase de produção, o valor unitário passou para R$ 4,20.

Diferentemente de outros profissionais da área de saúde, o dentista é exposto frequentemente aos aerossóis gerados no ambiente odontológico, que vão muito além dos gerados pelo conhecido “motorzinho”. Assim, caso o profissional não esteja utilizando os EPIs recomendados, pode se infectar com facilidade.

Os professores da SLMANDIC deixam um convite a outros profissionais que possuam impressoras 3D e demais pessoas que queiram colaborar financeiramente e fazer parte desta rede do bem. Basta entrar em contato pelo telefone (19) 97406-5986. “Com o valor arrecadado, além das Face Shields, pretendemos adquirir EPIs (respirador N95, máscara cirúrgica, jaleco descartável, óculos etc.) e continuar ajudando os profissionais de saúde bucal da rede pública”, explica Montalli.

Flávia Flório ressalta que todos estão surpreendidos com o número de pessoas que estão motivadas a ajudar. “Pessoas que nos conhecem e mesmo as que não nos conhecem, por verem o que estamos fazendo nas mídias sociais, vêm entrando em contato conosco para saber como ajudar. De todas as coisas ruins que estamos vivendo nessa fase, uma das lições que certamente fica é que a solidariedade e a vontade de ajudar une as pessoas, mesmo no isolamento”, finaliza.

Se você quiser entrar em contato e conhecer mais sobre a ação, os professores estão compartilhando publicamente as etapas das ações em suas mídias sociais, afinal JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

5 Comentários
  • Antonia claudia Rodrigues de Oliveira
    Publicado às 17:28h, 03 abril Responder

    Gostaria de receber para meu posto são linha de frente

    • Mauricio Neto
      Publicado às 10:06h, 14 abril Responder

      Bom dia, tudo bem?
      Nesse caso, entre em contato pelo telefone (19) 97406-5986 ou e-mail: faleconosco@slmandic.edu.br e tire suas dúvidas de como conseguir.

    • Mauricio Neto
      Publicado às 10:07h, 14 abril Responder

      Bom dia, tudo bem? Nesse caso, entre em contato pelo telefone (19) 97406-5986 ou e-mail: faleconosco@slmandic.edu.br e tire suas dúvidas de como conseguir.

  • Josiane A Ferraretto Shibuya
    Publicado às 15:34h, 04 abril Responder

    Gostaria de ter um sou profissional na área de saúde sou dentista como posso ter um e apoiar como apoiar sou de São Paulo.Parabens! 😍

    • Mauricio Neto
      Publicado às 10:08h, 14 abril Responder

      Bom dia, tudo bem? Nesse caso, entre em contato pelo telefone (19) 97406-5986 ou e-mail: faleconosco@slmandic.edu.br e tire suas dúvidas de como conseguir!

Deixe um comentário

X