Segundo dia da 13ª Jornada Odontológica é encerrada com homenagem especial

Segundo dia da 13ª Jornada Odontológica é encerrada com homenagem especial

O segundo dia da Jornada Odontológica da São Leopoldo Mandic começou com a palestra da professora da Faculdade São Leopoldo Mandic, Tatiana Marega. A partir do tema “O paciente com Doença Celíaca na Odontologia Especial”, Tatiana trouxe importantes informações sobre a doença autoimune e crônica do intestino delgado causada por uma reação ao glúten em pessoas com predisposição genética. Porém, o foco de sua fala foi a relação da doença com a odontologia, apresentando as manifestações bucais que a doença celíaca pode desencadear se não for tratada da maneira correta: afita, mucosites, hipoplasias do esmalte, úlceras, quelite angular e xerostomia.

A professora destacou, ainda, a necessidade do profissional ficar atento aos itens de seu consultório que são armazenados em embalagens plásticas, porque estas contêm glúten. “Pasta de dente, anestésicos, aparelhos ortodônticos à base de polímero, luvas de látex com amido, lenços de borracha e protetor labial, são itens que devem ser evitados ou substituídos para não trazer problemas para os pacientes celíacos”, pontuou.  Por fim, Tatiana apresentou resultados de uma pesquisa que analisou diversos medicamentos, de diferentes categorias, com o objetivo de apontar quais não devem ser prescritos para pacientes com intolerância ao glúten.

Reabilitação e Prevenção

“Projeto Prótese em Um dia: Reabilitação e prevenção do edentulismo”, foi o tema da palestra da professora Almenara Silva, que mostrou como funciona o procedimento de confecção de próteses no período de um dia. Para isso são necessários um laboratório, um protético e os prótese confeccionada com resina acrílica adaptável.

A professora deu detalhes sobre ao processo: “Tudo leva um dia para acontecer”, diz ela. “Na parte da manhã fazemos os moldes, à tarde o protético confecciona a prótese e no final do dia colocamos a prótese no paciente”.

A técnica chamada Plástica Biofotônica atende aos anseios cada vez mais frequentes de procedimentos estéticos não invasivos, que possam postergar uma possível cirurgia mais agressiva. E entender as aplicações possíveis desta técnica foi o objetivo da palestra “Aplicações da Biofotônica na Odontologia (HANDS-ON)”, ministrada pela Dra. Silvia Núñez, especialista em aplicações médicas da biofotônica. A aula foi ministrada no laboratório, para que os alunos pudessem ter contato com a teoria e a prática.

Intervenção e Retratamento

Ainda na parte da tarde, aconteceu a palestra “Odontologia e Mínima Intervenção aplicada aos conceitos estéticos e restauradores“, ministrada pelo professor Leandro Hilgert, que buscou apresentar aos alunos, por meio de casos clínicos, alternativas e procedimentos que melhore a qualidade da saúde bucal retardando a necessidade de uma restauração. “Um bom diagnóstico pode atrasar ou até mesmo evitar a realização de procedimentos de restauração, e acompanhar a evolução do quadro também faz toda a diferença no processo”, pontuou o professor. Para o professor é importante também haver medidas de promoção de saúde, que incentivem a realização de procedimentos menos invasivos.

Outra palestra realizada na parte da tarde foi “Retratamento com implantes: uma tomada de decisão”, ministrada pelo professor Luis André Mezzomo. Ele destacou a importância da pesquisa e da ciência para a realização de bons diagnósticos. Além disso, sua fala foi norteada pela apresentação de casos clínicos com o objetivo de promover o debate com os alunos das diferentes possibilidades de diagnóstico e procedimentos para salvar um dente comprometido de alguma forma.

Ao final do dia, a Comissão Organizadora da Jornada realizou sorteio de brindes, de cursos a comissão organizadora prestou uma grande e especial homenagem ao presidente da 13ª Jornada Odontológica, Leonardo Barros. Vários professores e colegas deram seus depoimentos, além da presença de sua família. Foi um encerramento cheio de emoção e comemoração.

 

Sem Comentários

Deixe um comentário

X