Faculdade São Leopoldo Mandic realiza 13ª Jornada Odontológica em Campinas

Faculdade São Leopoldo Mandic realiza 13ª Jornada Odontológica em Campinas

O evento organizado pelos alunos do quarto ano de graduação reuniu alunos, professores e profissionais para debater diversos temas da área

A 13ª Jornada Odontológica da Faculdade São Leopoldo Mandic começou nesta última quinta-feira, 3 de outubro, na sede da Instituição, em Campinas.  O evento tem como objetivo trazer conhecimento para graduandos de Odontologia e de outras Instituições, e para cirurgiões-dentistas formados, por meio de palestras, hands-on e workshops a respeito de temas relevantes e atuais na Odontologia.

O evento começou com a palestra “Odontologia restauradora estética e conduta profissional em tempos de redes sociais”, ministrada pelo professor José Carlos Galofaro, com foco nos riscos e benefícios dos tratamentos estéticos. “As redes sociais estão cheias de vídeos que apresentam técnicas sem embasamento científico, e muitas destas técnicas geram graves problemas posteriormente”, disse o profissional. Para  ele, a área estética exige que o profissional seja sincero com seus pacientes, mostrando o que pode e o que não pode ser feito, levando em conta a individualidade e segurança do paciente.

 

A professora Juliana Franco trouxe o tema Odontologia Hospitalar: A importância do cirurgião-dentista clínico no hospital”, na qual apresentou as opções de residência e especialização nesta área, oferecidas pelo Hospital das Clínicas da USP (HCFM-USP). Em seguida, contou um pouco sobre a Odontologia hospitalar, reunindo dados da história, as particularidades do trabalho em hospital, a falta de conhecimento das pessoas em relação à importância deste trabalho e a importância dos protocolo, ainda, a importância do trabalho multidisciplinar no qual o dentista deve estar inserido quando o contexto de trabalho é o hospital, porque somente dessa forma os resultados serão mais completos.

A palestra do professor Bruno Crozeta, foi sobre “Ultrassom em Endodontia: Do acesso ao retratamento (HANDS-ON)”, na qual o enfoque foram os benefícios do ultrassom. Durante a palestra, os alunos puderam entender as diferenças entre um ultrassom e um aparelho convencional, e principalmente, os benefícios que este tipo de instrumento traz para a área da Endodontia – área que engloba o diagnóstico, terapêutica e profilaxia das doenças e lesões que afetam a polpa dentária e a raiz dentária. Para ele, quem se especializa nessa área “tem que saber manejar um ultrassom, que é fundamental para se obter resultado na Endodontia”.

 

Na parte da tarde, o cirurgião-dentista Fernando Versignassi, por meio da sua experiência e carreira, trouxe aos alunos o tema “Expectativas e realidade pós-faculdade“, cujo enfoque foi mostrar as inúmeras possibilidades que um recém-formado pode seguir para dar início à sua carreira profissional. “Pensem fora da caixa, vocês devem ir além da implantodontia e das facetas estéticas”, afirmou.  Além disso, fez ressalvas sobre a necessidade de estudar coisas além da área da odontologia, das dificuldades do empreendedorismo no caso de quem sonha em abrir um consultório, as oportunidades em estar vinculado a um plano, além de outras questões que fazem parte da rotina do dentista.

 

“O papel do Bucomaxilo no atendimento inicial ao politraumatizado”, ministrado por Rodrigo Calado, trouxe relatos da sua experiência em uma emergência hospitalar, com o atendimento de diversos casos de agressão e acidentes. Segundo o cirurgião, muitos casos em que incialmente se indicou a cirurgia bucomaxilofacial, ela não se fazia necessária. “É importante destacar que 15% das lesões que chegam às emergências não podem ser identificadas em uma avaliação inicial, mas todas as outras podem, por isso, a importância de uma boa avaliação, diagnóstico”. Calado destacou ainda que para realizar essa avaliação de maneira correta e indicar o melhor procedimento a ser feito é necessário entender o trauma que ocasionou a lesão, por para cada tipo de trauma existe um tipo de tratamento específico.

A Dentística Restauradora é a especialidade que trata da recuperação de dentes com alteração morfológica, estética e funcional. Aprender na prática as técnicas foi o objetivo da palestra “Simplificação de técnicas de restaurações de classe II (HANDS-ON)”, ministrada pela dentista Raquel Passos. A palestra, que aconteceu em um Laboratórios da Faculdade, proporcionou aos alunos uma ampla troca de experiências teóricas e práticas sobre a restauração de dentes da classe II.

Ao final do ciclo de palestra, a Comissão Organizadora do evento prestou uma homenagem ao à Coordenação e Diretoria da Faculdade, ambos representados pela Coordenadora do Curso de Graduação em Odontologia, Dra. Fabiana Mantovani. Em seguida, o professor Rielson José Alves Cardoso foi o homenageado da 13ª Jornada Odontológica. E como “presente” pela homenagem, os alunos produziram um vídeo que reuniu diversos depoimentos de colegas de trabalho, alunos e familiares. O primeiro dia da Jornada foi encerrado com a apresentação da bateria do curso.

 

GALERIA DE FOTOS

Sem Comentários

Deixe um comentário

X