Centro Acadêmico realiza seminário para alunos do último ano da graduação para debater sobre diferentes aspectos da vida profissional

O Centro Acadêmico RSM da Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas, organizou, em parceria com a Bayer, o Seminário “Vida profissional do médico recém-formado”. O evento, que aconteceu na noite do dia 10 de outubro, reuniu professores da Faculdade com o objetivo de discutir diferentes assuntos que despertam dúvidas nos alunos do último ano da graduação em Medicina.

O médico  Alexandre Padilha, em sua palestra “Cenário atual da saúde no Brasil”, falou sobre a inserção do médico recém-formado no mercado de trabalho, que segundo ele, está em constante mudança. Entre os fatores da mudança, Padilha destacou as novas tecnologias, o papel do médico e a crise no sistema público de saúde brasileiro.

A segunda palestra da noite foi com o médico Giuliano Dimarzio, sobre o tema “O trabalho no SUS: Programa Mais Médicos Campineiro e Médicos pelo Brasil”. O perfil do aluno egresso, o cenário das residências médicas no país, e a importância da residência para o aluno recém-formado foram abordados. Para o professor, a qualificação profissional é importante para a segurança do paciente, qualidade da atenção à população e também para a satisfação do profissional em relação à própria carreira.

“Formei, e agora? Aspectos de gerenciamento de carreira”, a última palestra da noite, com o médico Rafael Furlaneto, abordou a gestão da carreira médica. Entre os temas discutidos, o professor falou sobre tributação, habilidades, suas experiências e também “alguns segredos” para que os alunos tenham facilidade para administrar a carreira profissional.