Faculdade assina convênio com startup 3D Biotechnology Solutions – 3DBS

Foi assinado nesta quinta-feira, 19 de setembro, o convênio entre a Faculdade São Leopoldo Mandic e a startup 3D Biotechnology Solutions – 3DBS. A iniciativa é uma das ações desenvolvidas pelo Mandic Health Innovation Hub.

O Hub tem como propósito ser o espaço de encontro entre os diversos atores do ecossistema de inovação em saúde com foco na formação de profissionais 4.0, apoiando a validação de novas ideias, o processo regulatório do setor e a aplicação de soluções inovadoras na rede de serviços, buscando soluções para as instituições em toda cadeia do setor saúde.

O contrato foi assinado com a presença dos representantes do Hub – o coordenador do curso de Medicina da SLMANDIC, Dr. Guilherme Succi, e o professor Thiago Trapé – e equipe 3DBS, composta por Pedro Massaguer (estrategista de inovação), Dra. Ana Luiza Milás (pesquisadora-chefe) e Hamilton Oriente (engenheiro projetista).

Na parceria, a 3DBS vai instalar um laboratório de biofabricação na sede da São Leopoldo Mandic, em Campinas. O laboratório possibilitará a condução da sua linha de pesquisa no desenvolvimento de modelos In vitro, o oferecimento de serviços de bioimpressão aliados à consultoria especializada e o oferecimento de cursos EAD e “hands on” no campo da bioimpressão.

A 3DBS é a primeira startup brasileira atuando no campo da bioimpressão, e desde 2017, vem oferecendo bioimpressoras customizadas e equipamentos de electrospinning.

Ao longo destes dois anos, vêm desenvolvendo projetos para universidades e institutos de pesquisa como: UNICAMP, UFRJ, UFRGS, UNIFESP, IPEN, USP e Embrapa. Com o apoio do programa PIPE da FAPESP, desenvolve aplicações e soluções terapêuticas.  Segundo a Dra. Ana Luiza Millás, “esta parceria proporcionará maior dinamismo à nossa pesquisa, visto todo o apoio oferecido pela São Leopoldo Mandic, e também permitirá alavancar o desenvolvimento de novas aplicações, como tecidos e modelos in vitro bioimpressos”.

Para o Dr. Guilherme Succi, “trata-se de uma relação que refletirá em benefícios para alunos, pesquisadores e docentes, por meio de projetos de iniciação científica, cursos e estágios, além de manter a faculdade como espaço de vanguarda na produção acadêmica. Além disso, fortalece o tema da inovação, marca da Instituição, ampliando as ofertas e reforçando o Hub”.

O Mandic Health Innovation Hub será lançado dia 29 de outubro, na própria instituição, durante o evento Innovation Health Day, e contará com diversos painéis sobre temas relacionados à inovação do setor saúde.

“Esta nova e moderna área terá ofertas para startups que queiram se conectar com nosso ecossistema”, explica Dr. Thiago Trapé.

• Ana Carolina da Costa Mello Moreira
    Publicado às 19:43h, 25 setembro Responder

Olá! Parabéns pela iniciativa! Tenho interesse em receber mais informações e participar como ouvinte.

• Silvia Balbo
      Publicado às 15:26h, 30 setembro Responder

Olá Ana Carolina,

O evento será aberto ao público.

• Elisangela Callegari
    Publicado às 19:49h, 25 setembro Responder

Boa noite
    Tenho interesse em participar do Heath Innovation Day. É aberto? Como faço?

• Silvia Balbo
      Publicado às 15:26h, 30 setembro Responder

Olá Elisangela,

Sim, o evento será aberto ao público.