Aluna da SLMANDIC ganha 4º Prêmio Inova Saúde Paraná

Aluna da SLMANDIC ganha 4º Prêmio Inova Saúde Paraná

Aluna da SLMANDIC ganha 4º Prêmio Inova Saúde Paraná

Nos dias 11 e 12 julho, Amanda Cristina Rocha, aluna de Especialização em Saúde Coletiva da Faculdade São Leopoldo Mandic, participou da 5ª Mostra Paranaense de Pesquisas em Saúde, em Londrina (PR), e ficou em 1º lugar no 4º Prêmio Inova Saúde Paraná, com o trabalho “Barco Sorriso: atendimento odontológico a residentes de comunidades litorâneas de difícil acesso no Paraná”.

A Mostra Paranaense de Pesquisas em Saúde é um evento promovido anualmente pelo Inesco (Instituto de Estudos em Saúde Coletiva), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde/ Escola de Saúde Pública do Paraná (SESA/ESPP). Na Mostra deste ano, havia 365 projetos de pesquisa e relatos de experiências inscritos, em 16 eixos temáticos. O trabalho de Amanda foi escolhido entre os 97 projetos selecionados pela comissão julgadora do evento para participarem do 4º Prêmio Inova Saúde Paraná. Ela foi orientada pela Dr.a Arlete Maria Gomes Oliveira, professora da graduação e da pós-graduação em Odontologia, da Faculdade São Leopoldo Mandic, em Campinas.

O projeto voluntário “Barco Sorriso” foi criado em 2013 e leva atendimentos em saúde às comunidades litorâneas isoladas da região da baía de Paranaguá, no Estado do Paraná, em especial às crianças e aos idosos. Diversas ações oferecem atendimento médico em clínica geral, recreação e educação em saúde, além de atendimento odontológico, confecção de próteses totais ou parciais e entrega de kits de higiene.

O trabalho de Amanda consistiu em analisar os resultados e a eficácia do projeto. O “Barco Sorriso” já conseguiu reduzir a cárie em 13,5% na população atendida, além de diminuir em 24% os casos de raiz residual encontrados. “Pudemos constatar que as ações foram e são de suma importância, pois além de causarem a melhora significativa na condição de saúde bucal da população, também estimularam a participação do usuário na responsabilidade pela sua própria saúde e pela saúde da comunidade a qual pertence”, conclui a cirurgiã-dentista.

Sem Comentários

Deixe um comentário

X