Simpósios sobre Doenças Tropicais acontece em Campinas

Simpósios sobre Doenças Tropicais acontece em Campinas

Dinheiro arrecadado será revertido para o projeto Barco da Saúde

Começou nesta segunda-feira, 10 de junho, o III Simpósio de Doenças Tropicais, III Simpósio de Saúde Humanitária e o I Simpósio de Atenção Primária na Saúde Bucal, do Projeto Barco da Saúde.  Os eventos ocorrem simultaneamente nos auditórios 1 (Bloco J) e 5 (Bloco H) da Faculdade São Leopoldo Mandic, em Campinas, com palestras de profissionais renomados da área da saúde. A coordenação deste ano do Simpósio é do professor Giuliano Dimarzio.

No primeiro dia, na área de Medicina, foram abordados temas como Desnutrição, com o Prof. Dr. Roberto José Negrão Nogueira; Imunização, com a Dr.a Rachel Esteves Soeiro; Malária e Arboviroses, com os Professores Dr. Leonardo Felippe Ruffing e Dr. André Ricardo Ribas Freitas, respectivamente. A abertura do Simpósio foi feita pela Dra. Fabia Succi, Coordenadora adjunta do curso de Medicina da São Leopoldo Mandic.

Na área de Odontologia, foram abordados os seguintes temas: ATR, com a Prof.a Dr.a Luciana Butini Oliveira; Aprender Brincando Sobre Saúde, com a Prof.a Dr.a Flávia Flório, seguida de Prótese em um dia, com a Prof.a Dr.a Almenara de Souza Fonseca e Atendimento em adultos, com a Prof.a Dr.a Luciana Okajima. A abertura do evento foi feita pela Prof.ª Dr.ª Fabiana Mantovani Gomes França, Coordenadora do curso de Odontologia da SLMANDIC.

Os simpósios abordam os contextos em que a saúde humanitária está inserida, destacando a necessidade de atuação de profissionais da área da saúde em projetos e ações que visam o atendimento e acolhimento das populações carentes e negligenciadas, que é o foco de atendimento dos alunos e professores que participam do projeto Barco da Saúde.

Nesta terça-feira, 11 de junho, o Simpósio discutirá a Saúde da população ribeirinha, com o Prof. Dr. Paulo Afonso Martins Abati; Saúde Rural, com o Prof. Dr. Giuliano Dimarzio; Saúde da população indígena – Projeto Expedicionários da Saúde, com Dr. Ricardo Afonso Ferreira; Atuação em Odontologia em populações negligenciadas – Projeto Sorriso de Amor, com Dr.a Aline Mayer.

 Sobre o Barco da Saúde

O Projeto Barco da Saúde 2019 seguirá para o Pará pelo terceiro ano consecutivo, de 28 de julho a 4 de agosto, levando alunos e professores dos cursos de Medicina e Odontologia da Faculdade São Leopoldo Mandic para prestarem atendimento médico e odontológico para comunidades ribeirinhas, que vivem nas margens dos rios Tapajós, Arapiuns e Amazonas.

1Comentário
  • Jhonatan Santos
    Publicado às 01:51h, 12 junho Responder

    Projeto excelente!!!

Deixe um comentário

X