Aluna de Medicina da SLMANDIC participa de Congresso na Argentina

Ana Carolina Andrade é aluna do 2º ano do curso de graduação em Medicina, da Faculdade São Leopoldo Mandic, em Campinas, e participou do XI Congresso da Sociedade Latino-Americana de Erros Inatos do Metabolismo e Pesquisa Neonatal (SLEIMPN), que aconteceu de 12 a 15 de maio, em Buenos Aires.

“Desordem da tetrahidrobiopterina causada por deficiência de dihidropteridina redutase (DHPR)” é um dos trabalhos apresentados por Ana Carolina, que também foi escrito por Luísa Galvão, do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), e Dr.a Jeanne Mazza, do Hospital Universitário de Brasília e Hospital de Apoio de Brasília.

Esse trabalho é um relato de caso de paciente com deficiência de DHPR, que mostra a dificuldade de diagnóstico e limitação terapêutica com graves alterações neurológicas clínicas e laboratoriais.

O outro trabalho apresentado pela aluna chama-se “Diferença de evolução clínica na primeira infância de 2 casos de acidemia metilmalônica: um com diagnóstico tardio e outro com diagnóstico precoce”, que também tem como autores Dr.a Jeanne Mazza, além de outros pesquisadores de instituições de saúde de Brasília.

Esse estudo concluiu que os casos relatados reafirmam a importância do diagnóstico precoce desta patologia, demonstram gigantesca diferença evolutiva com diagnóstico tardio e reforçam a necessidade de investimentos nos testes de triagem neonatal para evitar danos permanentes ao desenvolvimento neuropsicomotor de crianças portadoras de erros metabólicos.