Aluna de Medicina da SLMANDIC apresenta trabalho em Congresso no México

Aluna de Medicina da SLMANDIC apresenta trabalho em Congresso no México

Jhenifer Nataly Moura França é aluna do 5º ano do curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic, em Campinas, e está no VI Congresso Iberoamericano de Medicina Familiar, que começou no dia 1º de maio e vai até o dia 4, no sábado, que acontece em Tijuana, no México.

“Situação vacinal de crianças ribeirinhas da Região Norte do Brasil” é o nome do relato de caso que Jhenifer está apresentando no Congresso. O objetivo do relato é descrever a situação vacinal de crianças ribeirinhas, de 0 a 14 anos, atendidas e acompanhadas em uma expedição de saúde ao longo do rio Tapajós, na região Norte do Brasil. O trabalho também teve a participação dos alunos Rebecca de Souza Pizzato e Henrique Ferreira Greco, e foi orientado pelas professoras Dr.a Elizabeth Regina de Melo Cabral e Dr.a Valeria Dulce Cressoni.

O estudo aconteceu em julho de 2018, durante uma expedição do Projeto Barco da Saúde, que foi organizado por acadêmicos dos cursos de Medicina e Odontologia da SLMANDIC. O Barco levou atendimentos em saúde a 29 comunidades ribeirinhas.

O relato mostra que um total de 146 (66,4%) crianças apresentaram imunização atualizada, 58 (26,4%) imunizações atrasadas e 16 (7,3%) ignoradas. Dentre as vacinas atrasadas, a de maior prevalência foi a vacina de hepatite B, das quais 11 crianças não foram vacinadas, seguido da tríplice viral (10) e da pneumocócica 10 (8 crianças).

 

Jhenifer concluiu que a vacinação é um fator importante de proteção contra diversas doenças, mas precisa ser ampliada, principalmente entre os menores de um ano de idade. A aluna ressalta a necessidade de fortalecer estratégias de vigilância em saúde, e estimular estudos de caráter multidisciplinar para promover e manter a saúde dessas populações.

Sem Comentários

Deixe um comentário

X