Alunos de Odontologia realizam avaliação bucal no evento Rotary em Ação

Alunos de Odontologia realizam avaliação bucal no evento Rotary em Ação

No último dia 31 de março de 2019, aconteceu mais uma edição do “Rotary em Ação”, evento desenvolvido para a comunidade em situação de vulnerabilidade, na EMEF Padre Emílio Miotti, no Jardim Santa Lucia, em Campinas, com a participação de vários parceiros, como o Instituto do Rim, Clínica Humânitas, Associação de Oftalmologistas de Campinas, Organizações Não Governamentais, entre outros, e a Faculdade São Leopoldo Mandic.

Pela quinta vez, os alunos do curso de Odontologia da Instituição atenderam crianças, jovens, adultos e idosos, realizando avaliações bucais e lesões da cavidade oral para a prevenção de câncer bucal.  Os alunos deram orientações sobre higiene bucal, técnicas de escovação, orientação alimentação saudável, consumo consciente de açúcar e informações sobre uso e cuidados com as próteses dentárias.

Segundo as professoras da SLMANDIC, Arlete Oliveira e Fabíola Holanda, os estudantes se depararam com várias histórias de vulnerabilidade e puderam exercitar e praticar conhecimento odontológico específico adquirido, bem como colocaram em prática suas habilidades de acolhimento, humanização e cidadania.

Para o coordenador do Rotary, Eduardo Nasser, a parceria com a São Leopoldo Mandic em ações como esta traz, além do claro benefício aos alunos que, desde cedo, se deparam com uma realidade diferente da que vivem, um atendimento de qualidade com muito carinho e atenção. “Sabemos que saúde bucal está ligada diretamente à qualidade de vida, à saúde ampla e aos costumes de nosso povo”, diz ele. “Ter uma Instituição como a SLMANDIC conosco é uma honra, não só pela credibilidade, mas também pelo comprometimento, engajamento e vontade de atender a população dos alunos e alunas”.

Foram organizadas mesas clínicas com macro modelos e produtos de higiene oral, mesa clínica com peças anatômicas e espaço lúdico para as crianças. Além disso, foram distribuídos Kits de higiene bucal e desenhos temáticos, e folder informativo sobre higiene bucal, produzido pela equipe.

“Estas atividades são momentos em que nossos alunos saem da sua zona de conforto e vivenciam experiências e situações distintas que muito agregam ao seu aprendizado como profissional de saúde”, explica Arlete Oliveira.

“Ficamos muito felizes com a competência, comprometimento e responsabilidade dos alunos São Leopoldo Mandic”, diz Fabíola Holanda.

Tags:
Sem Comentários

Deixe um comentário

X