Aluno de Medicina apresenta trabalho em evento internacional de Oncologia no Texas (EUA)

O aluno Gabriel Bernardo Rena, do 4º ano do Curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas, apresentou seu trabalho de Iniciação Científica em um dos maiores eventos de Oncologia, da Associação Americana de Pesquisa em Câncer (American Association for Cancer Research), Divisão de Cabeça e Pescoço, que aconteceu em Austin (Texas, EUA), nos dias 29 e 30 de Abril de 2019.

Além de participar de palestras com renomados profissionais da área, o aluno apresentou o trabalho intitulado “Effect of microvesicles on metalloproteinases secretion by myoepithelial cells” (Efeito de microvesículas na secreção de metaloproteinases por células mioepiteliais), que também foi contemplado com Bolsa de Iniciação Científica da FAPESP.

O trabalho teve como objetivo mostrar o papel in vitro de um novo mecanismo de comunicação celular, mediado por partículas denominadas vesículas extracelulares na tumorigênese. Estas partículas apresentam tamanho médio de 150 nm e podem, isoladamente, modular a atividade celular por indução de alterações epigenéticas. Neste estudo, mostrou-se que estas vesículas participam no processo de metástase de um câncer que acomete cabeça e pescoço, denominado carcinoma ex-adenoma pleomórfico.

Os resultados evidenciaram aumento da expressão de metaloproteases (tipo 2 e 9) e diminuição dos seus inibidores (TIMP 1 e 2), o que reforça o papel destas VE no processo de transformação do carcinoma in situ para fenótipo invasivo.

Este trabalho foi orientado pela Profa. Elizabeth Ferreira Martinez e teve como co-autores os Profs. Drs. Lucas Novaes Teixeira, Vera Cavalcanti de Araújo e Ana Paula Dias Demasi.

1Comentário
  • Luciene Tonini
    Publicado às 14:18h, 30 abril Responder

Muito orgulho ! Parabéns Gabriel e todos os envolvidos nessa conquista !