Aluno da São Leopoldo Mandic viaja em missão humanitária para atender refugiados da guerra civil na Síria

O aluno da Faculdade São Leopoldo Mandic, Dr. Wesley Viana Lino, esteve em missão humanitária no Líbano, de 19 a 26 de novembro, para prestar atendimento odontológico a 500 refugiados da guerra civil na Síria. Ele é cirurgião-dentista em São José dos Campos, no interior de São Paulo, e faz especialização em cirurgia bucomaxilofacial na SLMANDIC, em Campinas.

O cirurgião-dentista fez parte de um grupo de 16 pessoas, formado por médicos, dentistas, psicólogos, farmacêuticos e engenheiros. O grupo foi organizado pela ABAP (Associação Beneficente de Ajuda ao Próximo), de São José dos Campos, que tem um projeto contínuo de ajuda humanitária para a África, a Coreia do Norte e para os refugiados sírios, no Líbano.

O objetivo da missão foi ajudar a população síria que está no Vale do Becaa, na divisa do Líbano com a Síria, onde há 2 milhões de refugiados.

“Fomos prestar serviços médicos e odontológicos, distribuir medicamentos. Na área odontológica, focamos em tratar abscessos e infecções, restauramos e extraímos dentes comprometidos”, conta o Dr. Wesley. “Há sete anos a síria sofre com a guerra civil e todas aquelas pessoas perderam tudo. Neste momento tão delicado a gente poder fazer alguma coisa, pelo menos um abraço, uma palavra de incentivo e um atendimento simples já deixa a pessoa muito feliz”.