Clínica MEDMANDIC atende pacientes da campanha de prevenção do diabetes

Clínica MEDMANDIC atende pacientes da campanha de prevenção do diabetes

Clínica MEDMANDIC atende pacientes da campanha de prevenção do diabetes

A MEDMANDIC, clínica escola da Faculdade São Leopoldo Mandic, atendeu pacientes diabéticos, como parte da Campanha De Bem Com a Vida, nesta última semana de novembro, mês em que é comemorado o Dia Mundial do Diabetes, no dia 14.

A campanha começou no dia 10 de novembro, no Centro de Convivência, em Campinas, onde médicos e estudantes do curso de Medicina da SLMANDIC ofereceram gratuitamente avaliação de glicemia, aferição de pressão arterial e checagem de peso e circunferência abdominal.

Das 225 pessoas atendidas, 30 pacientes foram identificados como sendo de risco para o diabetes. Eles ganharam uma consulta gratuita na clínica escola, com avaliação clínica completa, orientações sobre calçados e palmilhas para o ponto de apoio nos pés, hidratação e o sabonete mais adequado para o diabético, tratamento de fungos e infecções nas unhas e feridas.

“Há pacientes que chegam com feridas abertas nos pés. Eles são orientados sobre o calçado mais adequado, como controlar a glicemia e fazer curativos da forma correta. Com isso é possível evitar internações, amputações e até mesmo óbitos”, afirma a Dr.a Fernanda Fernandes, médica responsável pela MEDMANDIC.

Cezira Conceição Farchione Sanches, de 78 anos, tem diabetes e já faz o controle da doença em um posto de saúde. “Gostei muito do atendimento. Aqui eu tive mais esclarecimentos sobre a doença, para saber como eu posso me cuidar”, disse a paciente.

No início de novembro, toda a equipe da clínica foi treinada pelo Dr. Adriano Mehl, professor, coordenador e preceptor do Programa de Gerenciamento e Tratamento de Feridas da Faculdade São Leopoldo Mandic. Os médicos, técnicos, enfermeiros e funcionários da área administrativa foram treinados para saber tratar e lidar com pacientes com feridas, causadas por diabetes ou outras doenças.

“O Dr. Adriano nos mostrou como se deve examinar os pacientes já diabéticos para identificar sinais e sintomas de feridas e úlceras nos pés. Essa avaliação é importante porque diminui o risco de amputações e complicações”, comenta a Dr.a Fernanda. Ela conta que a clínica escola MEDMANDIC está se preparando para, em breve, ser um ambulatório de feridas e curativos para pacientes diabéticos e também para pessoas com úlceras varicosas, causadas por insuficiência arterial em membros inferiores, e úlceras por pressão em pacientes acamados.

Sem Comentários

Deixe um comentário

X