São Leopoldo Mandic realiza “Workshop de Imagens 3D”

Workshop de Imagens 3D

São Leopoldo Mandic realiza “Workshop de Imagens 3D”

No último dia 20 de setembro, a Faculdade São Leopoldo Mandic realizou o “Workshop de Imagens 3D”, para conhecer as aplicações do software Mimics no ensino e nas pesquisas relacionadas à Cirurgia Bucomaxilofacial e à Radiologia Odontológica.

No Laboratório de Planejamento Virtual da Faculdade SLMANDIC alunos e professores de graduação e pós-graduação das áreas acima citadas participaram de um hands on com os softwares Mimics e 3-Matic da empresa Materialize – pioneira no desenvolvimento de soluções ao utilizar imagens tridimensionais.

Segundo o palestrante, Prof. Dr. Bruno Barreto, a geração de imagens 3D tem crescido bastante e vem sendo amplamente utilizada em estudo de casos, planejamento e simulação de intervenções cirúrgicas, treinamento de procedimentos complexos e geração de dispositivos paciente-específicos, principalmente em casos cirúrgicos complexos, com a presença de lesões císticas ou tumorais, cirurgias ortognáticas.

“Com a grande diversidade de tratamentos disponíveis na Odontologia, muitas vezes o cirurgião é desafiado a tomar decisões sem ter total entendimento sobre o cenário em que estão trabalhando”, explica ele. “O uso de modelos anatômicos, provenientes das imagens dos pacientes, traz uma nova perspectiva nos tratamentos, ajudando os profissionais da saúde a tomarem decisões mais assertivas, e aumentando a previsibilidade dos resultados”, esclarece.

Segundo a Prof.ª Dra. Francine Panzarella, Coordenadora do Curso de Radiologia e Imaginologia da Faculdade São Leopoldo Mandic, uma licença do software Mimics será disponibilizado para o desenvolvimento de pesquisas na área da Odontologia.  “Em breve, também faremos um evento como este para os professores do curso de Medicina da Faculdade”, diz ela.

Sem Comentários

Deixe um comentário

X