São Leopoldo Mandic consolida parceria científica com Universidade da Califórnia (UCDavis)

Os professores da Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas, Marcelo Henrique Napimoga e Juliana Trindade Clemente Napimoga, estiveram entre os dias 16 e 23 de janeiro, na Universidade da Califórnia (UCDavis), para visitar o Laboratório coordenado pelo renomado pesquisador, Dr. Bruce Hammock, e apresentar os resultados referentes à parceria científica estabelecida entre os pesquisadores das duas instituições e apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

O projeto de pesquisa em andamento, intitulado “Avaliação do Efeito Imunofarmacológico do uso de Inibidor de Epoxi hidrolase (TPPU) no Controle da Perda Óssea” teve como objetivo investigar se a molécula desenvolvida e patenteada pelo Dr. Hammock (TPPU) pode inibir a reabsorção óssea em um modelo de periodontite (doença gengival grave que danifica as gengivas e pode provocar perda óssea e consequentemente a perda dos dentes), bem como, para elucidar os mecanismos moleculares envolvidos.

Parte dos dados deste projeto foram publicados na prestigiada revista científica Journal of Pharmacology and Experimental Therapeutics, com o título “Soluble Epoxide Hydrolase Pharmacological Inhibition Decreases Alveolar Bone Loss by Modulating Host Inflammatory Response, RANK-Related Signaling, Endoplasmic Reticulum Stress, and Apoptosis”. Trindade-da-Silva CA, Bettaieb A, Napimoga MH, Lee KSS, Inceoglu B, Ueira-Vieira C, Bruun D, Goswami SK, Haj FG, Hammock BD.

Além da apresentação dos dados referentes à pesquisa, Marcelo e Juliana Napimoga estreitaram a parceria para um novo projeto em conjunto, que terá enfoque no estudo da mesma molécula já testada, porém, visando o controle da artrite reumatoide. Este projeto, segundo Marcelo Napimoga, já foi enviado à FAPESP para obter auxílio financeiro.

“São novas parcerias e novos projetos surgindo entre a São Leopoldo Mandic e outras instituições internacionais, comprovando o interesse e incentivo à pesquisa científica que a Faculdade tem como parte essencial de sua missão”, diz Marcelo.