Aluno de Mestrado em Implantodontia tem trabalho aceito para publicação internacional

Aluno de Mestrado em Implantodontia tem trabalho aceito para publicação internacional

O aluno do curso de Mestrado em Implantodontia da Faculdade São Leopoldo Mandic, Mauricio Marcelos Harlos, desenvolveu um trabalho de pesquisa para avaliar a efetividade do vedamento bacteriano em pilares híbridos de zircônia em implantes de conexão interna cônica, por meio de uma análise microbiológica in vitro.

Orientado pela Prof.ª Dra. Elizabeth Ferreira Martinez, o estudo avaliou a passagem de fluidos (saliva e bactérias) entre o implante de conexão interna cônica e o intermediário (pino ao qual a prótese é cimentada) em 16 implantes e seus respectivos pilares.

Conclui-se que os pilares híbridos de zircônia com torque de instalação de 30N.cm sobre conexões internas cônicas são capazes de promover um selamento efetivo da interface pilar/implante. Se houvesse qualquer passagem, poderia haver contaminação da parte interna do implante, que se tornaria um reservatório de bactérias, causando uma gengivite peri-implantar e possível perda óssea, levando ao afrouxamento do implante. 

O trabalho mostrou que para evitar este risco, quanto mais atarraxado estiverem os pinos, mas tempo de sobrevivência o dente terá.

Este trabalho foi aceito para publicação na revista científica internacional Implant Dentistry com o título “In Vitro Microbiological Analysis of Bacterial Seal in Hybrid Zirconia Abutment Tapered Connection”.

 

Sem Comentários

Deixe um comentário

X