Secretária Executiva do MEC faz palestra na São Leopoldo Mandic sobre “Reforma do Ensino Médio”

Secretária Executiva do MEC faz palestra na São Leopoldo Mandic sobre “Reforma do Ensino Médio”

Prof. Dr. Jose Luiz Cintra Juqueira, Diretor Geral da SLMANDIC e Prof.ª Maria Helena Castro


Secretária Executiva do MEC, professora Maria Helena Guimarães Castro, faz palestra sobre as mudanças no ensino médio para Diretores e Coordenadores Pedagógicos de colégios particulares de Campinas e região, no Auditório da Faculdade São Leopoldo Mandic Campinas.

Maria Helena Castro defende uma completa reformulação do ensino médio brasileiro. Segundo ela, o modelo atual aplica um ensino igual para todos os alunos e, em países como a França, Inglaterra, Alemanha, entre outros, o currículo do ensino médio se diversifica e se flexibiliza quando alunos atingem 15 anos de idade. As diretrizes curriculares de 2012 estabeleceram 13 disciplinas obrigatórias para o ensino médio, sem considerar a possibilidade de flexibilização.

O ensino médio é dono dos maiores índices de evasão e de reprovação escolar. Segundo o Censo Escolar, em 2014, mais de 600 mil alunos abandonaram os estudos nesta etapa de ensino.  Desde 2013, tramita no Congresso nacional, um projeto de Lei com o objetivo de reformar esta etapa do ensino. Entre as propostas, está a criação de um currículo dividido em áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas).  A medida nasceu da crítica das 13 disciplinas obrigatórias que pouco conversam entre si.

 

Sem Comentários

Deixe um comentário

X