Secretária Executiva do MEC faz palestra na São Leopoldo Mandic sobre “Reforma do Ensino Médio”

Prof. Dr. Jose Luiz Cintra Juqueira, Diretor Geral da SLMANDIC e Prof.ª Maria Helena Castro

Secretária Executiva do MEC, professora Maria Helena Guimarães Castro, faz palestra sobre as mudanças no ensino médio para Diretores e Coordenadores Pedagógicos de colégios particulares de Campinas e região, no Auditório da Faculdade São Leopoldo Mandic Campinas.

Maria Helena Castro defende uma completa reformulação do ensino médio brasileiro. Segundo ela, o modelo atual aplica um ensino igual para todos os alunos e, em países como a França, Inglaterra, Alemanha, entre outros, o currículo do ensino médio se diversifica e se flexibiliza quando alunos atingem 15 anos de idade. As diretrizes curriculares de 2012 estabeleceram 13 disciplinas obrigatórias para o ensino médio, sem considerar a possibilidade de flexibilização.

O ensino médio é dono dos maiores índices de evasão e de reprovação escolar. Segundo o Censo Escolar, em 2014, mais de 600 mil alunos abandonaram os estudos nesta etapa de ensino.  Desde 2013, tramita no Congresso nacional, um projeto de Lei com o objetivo de reformar esta etapa do ensino. Entre as propostas, está a criação de um currículo dividido em áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas).  A medida nasceu da crítica das 13 disciplinas obrigatórias que pouco conversam entre si.