Ética e Pesquisa

Comitê de Ética em Pesquisa

Instituído há quase duas décadas e aprovado pelo Ministério da Saúde, o Comitê de Ética em Pesquisa – CEP, da Faculdade São Leopoldo Mandic – SLMANDIC tem como missão revisar todos os protocolos de pesquisa, envolvendo seres humanos e de pesquisa com material advindo de seres humanos visando resguardar a integridade e os direitos dos participantes de acordo com a legislação vigente e os documentos internacionais de bioética. Também tem papel consultivo e educativo fomentando a reflexão da ética em ciência.

 

Para facilitar a tomada de decisão e promover imparcialidade, este comitê possui autonomia, não tendo vínculo funcional com a Faculdade. Conta com regulamentação própria e é subordinado e credenciado junto ao órgão regulador específico, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O CEP Faculdade São Leopoldo Mandic tem composição multiprofissional e atuação multidisciplinar visando garantir o pluralismo nas propostas e decisões sobre temas ligados à ética e à pesquisa.

 

A submissão de projetos de pesquisa envolvendo seres humanos deve ser feita exclusivamente por meio de envio eletrônico pela Plataforma Brasil, criada e instituída pela CONEP – CNS/MS para sistematizar o recebimento dos projetos de pesquisa que envolvem seres humanos nos Comitês de Ética do Brasil.

 

Confira o passo a passo para se inscrever como pesquisador nesta plataforma 

 

As pesquisas realizadas por alunos da SLMANDIC devem ser submetidas ainda na forma de projeto, ao menos 15 dias úteis antes da reunião ordinária do CEP, que emitirá seu parecer até cinco dias úteis após o encontro. Veja aqui o calendário de reuniões do CEP.

 

Alunos da pós-graduação e professores podem se inscrever como pesquisadores. Alunos da graduação cumprem a função de assistentes de seus orientadores, sendo estes os pesquisadores responsáveis.

 

Ao protocolar seu projeto de pesquisa na Plataforma Brasil, o aluno já estará ciente das presentes instruções e orientações que indicam sua regulamentação e será o único responsável pelo seu cumprimento. O aluno deve cuidar igualmente para que os documentos sejam integral e corretamente digitalizados e anexados na Plataforma.

 

Todos os alunos deverão encaminhar ao CEP, via Plataforma Brasil (Notificação), o relatório final da pesquisa, respeitando o cronograma inicial.

 

 

Conheça os procedimentos do Comitê de Ética em Pesquisa da SLMANDIC para o recebimento de propostas de pesquisa:

 

  • Não envolvendo seres humanos: Os projetos de pesquisa que não envolvam seres humanos ou experimentos in vitro são analisados pelo CEP e podem receber Dispensa de Submissão, caso a condição de não envolver humanos ou materiais humanos in vitro seja comprovada.
  • Envolvendo seres humanos: Caso o projeto envolva seres humanos, o CEP o analisará também, porém poderá contatar o pesquisador e orientador para esclarecimentos.
  • Envolvendo animais: O projeto de pesquisa que envolver utilização de animais deverá ser encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa no Uso de Animais para avaliação.

 

Caso você não conheça a Plataforma Brasil, visite o tutorial da plataforma.

Se preferir, acesse o manual da Plataforma disponibilizada pela São Leopoldo Mandic.

 

 

Para contatar o Comitê de Ética em Pesquisa, utilize um dos meios abaixo:

E-mail: cep@slmandic.edu.br
Tel.: (19) 3518-3601  / (19) 3211-3600 – Ramal 201

 

Documentos, Orientações Para Submissão E Legislação

Documentos e orientações para submissão de projetos científicos ao Comitê de Ética em Pesquisa com ou sem envolvimento de seres humanos:

 

Pesquisa envolvendo seres humanos

Modelo de projeto de pesquisa
Modelo de termo de consentimento livre e esclarecido (tcle)
Declaração para biorrepositório
Modelo de termo de consentimento livre e esclarecido (tcle) para biorrepositório
Autorização para uso de espaço físico, equipamentos e acervo

 

Pesquisa para pedido de dispensa do CEP

(válido também para projetos que não envolvam o uso de animais ou peças anatômicas provenientes de animais)
Modelo de projeto de pesquisa-dispensa
Formulário para solicitação de dispensa do comitê de ética
Autorização para uso de espaço físico, equipamentos e acervo

 

Veja também a legislação à qual se alinha o Comitê de Ética em Pesquisa da São Leopoldo Mandic para o envolvimento de seres humanos na pesquisa científica.

 

Membros do Comitê de Ética em Pesquisa

 

Coordenadora
Prof.ª Dr.ª Fabiana Mantovani Gomes França

 

Vice-coordenadora
Prof. ª Dr.ª Cecilia Pedroso Turssi

 

Demais membros

Prof. Dr. André Ricardo Ribas de Freitas
Prof.ª Dr.ª Daiane Cristina Peruzzo
Prof.ª Dr.ª Flávia Lucisano Botelho Amaral
Prof.ª Dr.ª Francine Kühl Panzarella
Prof.ª Dr.ª Icléia Siqueira Barreto
Prof.ª Dr.ª Lílian Emy Okada Mendes Robbi
Prof.ª Dr.ª Lucas Novaes Teixeira
Prof. Dr. Marcelo Sperandio
Prof.ª Dr.ª Regina Célia de Menezes Succi
Prof.ª Dr.ª Renata Cristina Faria Ribeiro de Castro
Prof.ª Dr.ª Roberta Tarkany Basting Hofling
Samanta Capeleto
Wilson Eneas Maximiano

X