Ética no uso de animais

Ética no uso de animais

A Comissão de Ética no Uso de Animais da Faculdade São Leopoldo Mandic (CEUA SLMANDIC)  enfatiza que, de acordo com a Lei Federal 11.794, é uma das suas atribuições analisar protocolos de utilização de animais tanto para fins de pesquisa como de ensino. Assim, docentes e pesquisadores que utilizam animais ou mesmo peças anatômicas que possuem origem animal no âmbito da Instituição para fins de pesquisa e ensino deverão submeter previamente os projetos e planos de ensino à CEUA para avaliação junto dos formulários. Os novos modelos de formulários (Formulário Unificado para Solicitação de Uso de Animais em Pesquisa e Ensino e Formulário para Solicitação de Peças Anatômicas de Origem Animal), estão disponíveis no site da CEUA SLMANDIC e deverão ser protocolados no Setor de Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA SLMANDIC).

 

A CEUA SLMANDIC alerta os pesquisadores e docentes que projetos de pesquisa ou planos de aula deverão ser submetidos à Comissão com, pelo menos, 60 dias corridos antes do início previsto para a sua execução.

 

A CEUA SLMANDIC solicita a especial atenção para o preenchimento do formulário que deverá conter todas as informações devidamente descritas em seu corpo. Cabe lembrar que os novos formulários seguem as normas relativas à utilização humanitária de animais com finalidade de ensino e pesquisa científica aplicadas pelo CONCEA (Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal), órgão integrante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

X