No último dia 7 de junho, a Faculdade São Leopoldo Mandic recebeu o pesquisador e professor, Dr. Hermes Pretel, para uma palestra sobre a “Harmonização Orofacial”, realizada durante o Curso de Cirurgia Bucomaxilofacial da Instituição, coordenado pelo Prof. Rudiney Daruge.

Dr. Hermes Pretel é Diretor científico do Grupo REO de Reabilitação Orofuncional e participante do programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas da Faculdade de Odontologia de Araraquara – UNESP.

Na ocasião, ele apresentou os conceitos atuais da conhecida Harmonização Orofacial, que visa a busca do equilíbrio facial por meio de tratamentos funcionais e estéticos, com o uso da Toxina Botulínica, preenchimentos faciais e conceitos de fototerapia, com resultados mais previsíveis e duradouros.

A toxina botulínica beneficia diferentes tratamentos nas especialidades odontológicas, como a estética, o controle de dor, no preparo pré-cirúrgico, e também para controlar forças mastigatórias em casos de bruxismos e apertamentos, além do tratamento de cefaleias tensionais, entre outros.

“A aula teve o intuito de apresentar aos alunos a diversidade de tratamentos coadjuvantes possíveis com a toxina botulínica em cirurgia Bucomaxilofacial”, esclareceu Dr. Pretel. “Esses tratamentos crescem a cada dia e, cada vez mais, a população será beneficiada por esses novos conceitos”.

Dr. Hermes Pretel é também autor do livro Harmonização Orofacial que está em sua segunda edição, no qual abrange todos os conceitos discutidos na palestra.