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ACADÊMICO

Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

A Faculdade São Leopoldo Mandic – SLMANDIC adota políticas educacionais alicerçadas no diagnóstico das micro e macrorregiões nas quais está inserida e considera as aspirações da população, atreladas às necessidades atuais de gestão em saúde, de acordo com a realidade socioeconômica regional. Toda a política educacional da Faculdade é também planejada e estruturada de maneira coerente com a sua missão de formar, capacitar e atualizar com excelência os profissionais para a área da saúde por meios acadêmicos e tecnológicos avançados, fundamentados na pesquisa e humanização para a atenção ao cidadão.

 

Sob uma perspectiva inovadora e transformadora, os alunos da SLMANDIC são beneficiados com uma oferta de cursos que lhes permitem, não somente uma inserção competente no mercado de trabalho, como também a preparação para atuarem como agentes transformadores nas comunidades.

 

Ancorada em três pilares fundamentais – capacitação profissional e experiência de seu corpo docente, valorização da prática no processo pedagógico e adoção de tecnologias de última geração no ensino, com o suporte de laboratórios de ponta –, as práticas acadêmicas da SLMANDIC são norteadas por um Projeto de Desenvolvimento Institucional – PDI, resultante de discussões entre os atores envolvidos no projeto de idealização da Faculdade e sistematiza teorias, reflexões e práticas presentes no dia a dia da Faculdade. Em sua fundamentação, o PDI expressa uma visão de mundo e do papel da educação superior, além de explicitar as atribuições da Instituição e sua contribuição social nos âmbitos regional e nacional por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, buscando articular o real e o desejável.

 

O PDI projeta os valores originados da identidade da Instituição e apresenta a linha filosófico-pedagógica que baliza os cursos, os programas e os projetos da Faculdade, procurando manter-se sempre atualizada no incentivo à realização de pesquisas nas diversas áreas de especialidades, para a melhoria contínua da formação dos professores e alunos e está atenta à aplicação de princípios que ampliem o saber, particularmente quanto aos aspectos de currículo, avaliação e didática no ensino superior.

 

Para a SLMANDIC, a construção do PDI fundamenta-se em um projeto educativo que considera indissociável os projetos sociais e culturais que o compõem. Entre suas características básicas, merecem destaque: orientar o papel educativo e organizacional da proposta pedagógica; entender o “ser humano” como foco de sua concepção; orientar-se por uma visão educativa e em um estilo de ensino-aprendizagem; compreender os contextos social, econômico e cultural nos quais se desenvolve o processo educacional; e pautar-se pela ação integrada de gestores, professores, alunos e técnico-administrativos.

 

Os pilares que sustentam o perfil dos ex-alunos dos cursos propostos para a SLMANDIC são definidos em consonância com a missão da Faculdade enquanto Instituição de Educação Superior – IES, as Diretrizes Curriculares Nacionais e com a matriz curricular proposta. Esta considera o perfil desejado para cada curso e observa a seleção de conteúdos necessários, as competências, habilidades e atitudes a serem desenvolvidas para se obter o perfil do profissional, capacitado na atenção, gestão e educação em saúde.

 

A matriz curricular, por sua vez, considera a necessidade de formar profissionais capacitados para atuar de modo global nos diferentes níveis de atenção à saúde; exercer a cidadania com uma postura reflexiva e visão crítica que fomente o trabalho em equipe, a autonomia na aprendizagem, a tomada de decisão e o atendimento das demandas da comunidade; propiciar a formação ética por meio de atividades que valorizem a vida coletiva, a solidariedade e o respeito às diferenças; e apresentar conhecimento científico para oferecer qualidade nos serviços prestados.

 

Observadas as especificidades de cada projeto pedagógico, a SLMANDIC utiliza no desenvolvimento de seus cursos, metodologias ativas e interativas, centradas no aluno, voltadas para o seu desenvolvimento intelectual, para a ênfase no desenvolvimento da capacidade de aprender  e de empreender. Vale destacar alguns princípios metodológicos como interdisciplinaridade (integração recíproca entre várias disciplinas para romper estruturas individualizadas e promover uma visão sistêmica e contextualizada do saber); flexibilização curricular (ampliação dos horizontes do conhecimento e o desenvolvimento de uma visão crítica mais abrangente); e diversificação dos cenários de ensino-aprendizagem.

 

A esses princípios metodológicos somam-se os aspectos psicopedagógicos que se baseiam na abordagem interacionista. O conhecimento é considerado uma construção contínua, na qual o desenvolvimento não depende apenas do investimento recebido, mas do envolvimento de cada pessoa e do interesse em construir e reconstruir sua aprendizagem, que se dá de forma dinâmica, sempre relacionando teoria e prática. O aspecto psicopedagógico permeia toda a Instituição e requer práticas atuais, desenvolvendo possibilidades de ensino-aprendizagem que levem os alunos a participar de modo dinâmico e integrado ao cotidiano da vida acadêmica.

 

A SLMANDIC adota, ainda, tecnologias de informação e comunicação didático-pedagógicas que enriquecem e qualificam o processo de ensino-aprendizagem, principalmente no desenvolvimento dos conteúdos e nas atividades propostas pelos cursos. Dentre as principais tecnologias de informação e comunicação utilizadas no curso de Odontologia, se destacam a utilização de recursos audiovisuais e multimídia em aulas teóricas e ou práticas; uso da plataforma Moodle para estratégias de ensino a distância (EAD), disponíveis a todas as disciplinas; e tecnologias integradas durante o desenvolvimento do curso que favorecem o processo de ensino-aprendizagem pelos professores, como vídeos para discussão de aulas. Nos laboratórios, computadores estão disponíveis para acessos a laudos, exames e imagens radiológicas, além de simulação de materiais e digitalização 3D de modelos reais e outras atividades.

 

Conheça os princípios filosóficos nos quais a proposta pedagógica da SLMANDIC é orientada:

1. Igualdade de condições para o acesso e permanência na Instituição.
2. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
3. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
4. Atividades curriculares que promovam o respeito aos direitos humanos e o exercício da cidadania.
5. Respeito à liberdade e apreço à tolerância.
6. Valorização do profissional da educação.
7. Gestão democrática do ensino, assegurada pela existência de órgãos colegiados deliberativos, dos quais participam os segmentos da comunidade acadêmica e representantes da comunidade.
8. Garantia de padrão de qualidade.
9. Valorização da experiência extra-acadêmica.
10. Vinculação entre educação, mercado de trabalho e práticas sociais.
11. Incorporação de meios educacionais inovadores, especialmente os baseados em tecnologias de informação e de comunicação.
12. Estímulo à inserção internacional das atividades acadêmicas, visando o desenvolvimento de projetos de pesquisa e intercâmbio de docentes e discentes com instituições estrangeiras.
13. Responsabilidade social da Instituição na compreensão dos preceitos da inclusão social, da promoção da igualdade, da defesa dos direitos humanos, da qualidade de vida e do meio ambiente.
14. Estímulo à inserção no Sistema Único de Saúde – SUS.

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