Apresentação

Graduação em Medicina

O curso de Graduação em Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic preza pela formação geral do médico generalista humanizado, deixando-o pronto para atuar no mercado global e apto a atender nos níveis primários e secundários nos sistemas público e privado da área da Saúde. Assim, a São Leopoldo Mandic busca favorecer o desenvolvimento da postura inquisitiva de estudo e aprimoramento permanente, que tornarão possíveis sua sobrevivência profissional em um mundo de economia e conhecimentos globalizados.

 

O curso apresenta uma proposta de ensino revolucionária e de vanguarda, com um currículo moderno e um corpo docente altamente qualificado, além de orientações práticas e teóricas de promoção da saúde, apoiadas nas mais recentes conquistas científicas e tecnológicas. As estratégias de ensino utilizadas pela São Leopoldo Mandic possibilitam ao aluno desenvolver as habilidades necessárias ao exercício profissional, promover o contato antecipado com os usuários do sistema de saúde em múltiplos cenários de aprendizagem e estimular a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

 

Parte da proposta da SLMANDIC passa pela vivência prática desde o primeiro semestre do curso em laboratórios altamente equipados, que permitem o treinamento com simulação para aumentar a segurança do estudante e reduzir o número de erros em situações reais, no contato com o paciente em Unidades Básicas de Saúde e Hospitais Conveniados, no incentivo à pesquisa por meio de programa de iniciação científica e no desenvolvimento da autonomia e do aprendizado crítico e reflexivo.

 

Um exemplo da preocupação da São Leopoldo Mandic com a experiência prática na graduação é a existência de ambientes na Faculdade com robôs de última geração, que simulam pacientes como um todo, de modo que câmeras HD e sistema de gravação de áudio ficam integrados por um software capaz de demonstrar em uma única tela a cena gravada e os parâmetros do paciente robô, favorecendo uma detalhada e rica discussão do caso clínico entre os alunos e professores.

 

A intenção é utilizar a tecnologia dos laboratórios e a metodologia da simulação para integrar cada vez mais os conteúdos das áreas básicas com as áreas clínicas, tornando o curso interessante e dinâmico e formando um aluno preparado para os desafios da vida profissional.

 

Além da tecnologia dos laboratórios e da metodologia da simulação, a SLMANDIC possui convênios com hospitais da Região de Campinas para promover e antecipar a interação aluno e paciente. São mais de 1.600 leitos à disposição dos alunos entre os hospitais Complexo Hospitalar Prefeito Edvaldo Orsi (Ouro Verde), Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, Maternidade de Campinas, Hospital Municipal de Americana, Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba, UBS e  Centro de Referência de Atendimento Psicossocial (CREAPS) e Centro de Atenção Psicossocial de Valinhos, UBS e Centro Médico de Vinhedo,  Santa Casa de Misericórdia de Santa Bárbara D’Oeste e Centro Médico de Especialidades Dr. Alberto Finamore de Santa Bárbara D’Oeste.

 

A busca da São Leopoldo Mandic pela excelência no ensino a levou a conquistar a nota máxima (nota 5) do Conselho Nacional de Saúde e do Ministério da Educação ao aprovarem o curso de graduação em Medicina, além de posicioná-la como uma das dez melhores Instituições de Ensino Superior do Brasil, no ranking IGC do Ministério da Educação.

Por que cursar Medicina na Faculdade São Leopoldo Mandic:

Acesso aos Hospitais e UBS desde o primeiro mês de aula. Contato com pacientes desde o início do curso.
Convênios com Hospitais de Campinas e região, totalizando mais de 1.600 leitos disponíveis aos alunos.
Laboratórios de simulações com modelos de alta fidelidade para treinamento de situações de emergência médica.
Laboratório completo de técnica cirúrgica.
Laboratório de anatomia equipado com mesas de aço e TVs de alta definição.
Anatomia tradicional com peças reais.
Professores à disposição para discussão de conteúdo e aulas de reforço, sem custo adicional ao aluno.
Participação dos alunos em atividades junto à comunidade na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças.
Aulas de inglês e português que preparam alunos para concursos e participação em Congressos Internacionais.
Atividades práticas com turmas reduzidas.
Professores com doutorados.
Parcerias com Instituições Internacionais para cursos de Extensão.
X