Limpar Filtro
   
Buscar
Unidades:


  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  

Cursos:


  
  

Níveis:


  
  
  
  
  
  
  
  
  

Modalidades:


  
  
  

Situações:


  
  
  
  
  


(2493) Extensão em Dr. Palhaço - A vida como palco de encontros e o não saber na arte do palhaço


Unidade Medicina
[ ver mapa ]
Coordenador do curso

Prof. Esio Magalhães e Prof.ª Andréa Macera
Ator - formado pela Escola de Arte Dramática da ECA/USP/Diretora de Teatro
 
Mini currículo do coordenador
Prof. Esio Magalhães
Iniciou sua formação em Belo Horizonte, no Teatro Universitário da UFMG. 
Em 1996, formou-se na Escola de Arte Dramática EAD/ECA/USP. 
Fez curso de Teatro Popular com Antônio Nóbrega, Máscara e Commedia dell’Arte com Tiche Vianna. 
É um dos sócios fundadores do Barracão Teatro, espaço de investigação e criação artística, onde pesquisa a linguagem da máscara e o trabalho do ator como meio da expressão teatral. 
Foi integrante do grupo de atores dos Doutores da Alegria.
Atuou com o palhaço Lerris Colombaioni, no espetáculo “Um giro nel cielo” e no ”Circo Ercolino”e participou da XII Sessão da Universidade do Teatro Eurasiano – encontro de pesquisadores de teatro de diversos países do mundo, sob coordenação de Eugênio Barba , na Itália.
Ministra cursos de formação linguagens de máscara, palhaço e teatro de rua. 
Foi responsável pela preparação corporal dos atores em “Hoje é Dia de Maria”, primeira jornada, microssérie exibida pela Rede Globo, em parceria com Tiche Vianna e atuou no curta metragem “Curra Urbana”, de Thiago Mata Machado. 
Assessorou, por 4 anos, a ONG “Operação Arco Íris” na formação de palhaços para o trabalho em hospitais, assim como  fez orientação e formação de palhaços para hospitais para "(A)gentes do Riso", em Florianópolis/SC, "Médico do Sorriso", em Caxias do Sul/RS, "Doutorzinhos", em Porto Alegre/RS, entre outros.
Dirigiu o grupo Flautins Matuá no espetáculo musical Fuá na Cidade, “Babalu”, número circense de acrobacia cômica com o Grupo Corpo Mágico (Campinas), “Quitanda”, espetáculo de música com a cantora Carol Ladeira (Campinas), dirigiu o espetáculo “O Circo de Lampezão e Maria Botina” do Grupo Caravana Tapioca de Recife/PE. 
Dirigiu o espetáculo “Cabocla Bonita” do Circo de Teatro Tubinho.


Prof.ª Andréa Macera
Atriz desde 1986, Palhaça desde 1996 e Diretora desde 1999.
Desenvolveu grande parte de seus estudos, junto ao Grupo LUME- Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp; com Tiche Vianna do Grupo Barracão Teatro e com Sue Morrison- mestra-clown Canadense. 
Com o Barracão Teatro de Campinas, desde 1999, mantém uma parceria artística no estudo da máscara e do palhaço, atuando nos espetáculos, “A Julieta e o Romeu” e “Encruzilhados, entre a barbárie e o sonho”, sendo espetáculos de reportório estão em atuação.
Nos últimos dez anos tem voltado a sua pesquisa para elaboração artística a partir do improviso e da relação com o público e em 2005 tornou-se fundadora e integrante do Teatro da Mafalda, no qual, atua e produz.
Tem em seu repertório o espetáculo infantil “Tudo por um fio”, com direção de Simone Grande e o espetáculo solo “Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras”, com direção de Rhena de Faria e o número de palhaça “Eternamente Banha”, com direção de Caco Mattos. 
Em 2009 foi contemplada com o Edital Sesi Vila Leopoldina, para produção de espetáculos, neste ano então produziu seu espetáculo solo “Sobre Tomates Tamancos e Tesouras”, fazendo também uma temporada no mesmo Sesi, com 42 apresentações, após este período , foi para festivais de teatro: Festival de Inverno de Campina Grande –Paraíba; Festival Gira Sola de Teatro em Sorocaba –São Paulo;
Inaugurou o novo teatro do SESI São José do Rio Preto e encerrando o ano de 2009 participou do Esse Monte de Mulher Palhaça-Festival Internacional de Comicidade Feminina na cidade do Rio de Janeiro.
De setembro de 2010 a agosto de 2015 trabalhou na Saúde Mental de São Bernardo do Campo-SP, no Caps II AD com o Projeto Amargen, com oficinas de palhaço para grupo de dependência química e álcool.
Foi  responsável pela Direção Artística do espetáculo “Circo Geral das Galáxias”, resultado do trabalho desenvolvido com o mesmo grupo de alunos-pacientes e palhaços profissionais, com este espetáculos realizou apresentações e temporadas em 2011 e 2012.
Em 2013, fez Orientação e Direção Artística com um grupo de pacientes que se aprofundaram no ofício do palhaço, entrando para o Programa de Geração de renda da cidade de São Bernardo do Campo.
Em 2014 e 2015, atuou como Orientadora das oficinas de palhaço nos seguintes segmentos da saúde mental: Caps ADI, Caps I, Equipe gestora e médica do Caps I e ADI.
Em 2012 montou o Número de palhaça “Eternamente Banha” com direção de Caco, estreando no Satirianas/12 e temporada em 2013 no espaço Parlapatões-SP. 
Em 2014, idealizou e realizou o I Encontro Internacional de mulheres Palhaças –SP .
Em 2015, produziu no Teatro da Mafalda , o espetáculo “1, 2 , 3 Clássicos “, resultado da pesquisa de números Clássicos e parceria com Caco Mattos . 
Em 2016, estreia o “O Cabaré da Mafalda”, projeto apoiado finaciado e  pelo PROAC de Circo.-SP. 

Objetivos do curso
A proposta da oficina é oferecer uma imersão na linguagem do palhaço. Essa linguagem, tão presente nos hospitais, constitui também uma chance para incrementarmos o conhecimento acerca de nós mesmos, despertar um olhar para a complexidade das diversas variáveis que atuam no contexto da saúde e inspirar uma disposição diante da vida mais leve, espontânea e alegre.

Estar no mundo sob a ótica do palhaço implica em abrir-se a uma escuta mais atenta e ampla ao acontecimento, o que contribui muito para que possamos interagir com uma qualidade diferenciada com o outro, favorecendo dessa forma tanto o exercício de nossa profissão, quanto, de maneira mais geral, converter o encontro com os outros e consigo mesmo, em bons encontros, em encontros alegres.  

O curso constitui-se como um trabalho prático no qual, por meio de exercícios, jogos e demonstrações o tema será tratado de forma vivencial, propondo aos participantes que entrem em contato com o seu lado “ridículo” a serviço da alegria de uma comunicação bem estabelecida.

Público-alvo: alunos dos cursos de Graduação em Medicina e em Odontologia e outros profissionais interessados. 

Curso
Natureza:Teórico
Duração:2 meses
Início:07/04/2016
Periodicidade:2 vezes no mês
Dia(s) da semana:Quinta-feira
Horário:Das 19h30 às 21h30
 
Observações:

A SLMandic reserva o direito de não iniciar o curso na data acima prevista se o número mínimo de alunos não for atingido. Ao inscrito, cabe esperar a confirmação da data de início pela Central de Atendimento para que as providências sejam tomadas. 

Investimento
Pré-matrícula:R$ 50,00
Mensalidade:R$ 250,00
 
Observações:

* Para a confirmação e reserva da vaga, o(a) inscrito(a) deverá pagar integralmente os valores da taxa de pré-matrícula e mensalidade, que serão apresentados em um único boleto bancário.

Reembolso: (1) Caso o(a) inscrito(a) desista do curso antes da data de seu início, a São Leopoldo Mandic reembolsa 100% do valor correspondente à mensalidade e 80% do valor pago referente à pré-matrícula, sendo que os 20% restantes são considerados despesas administrativas correspondentes; (2) Caso desista do curso após o seu início, o(a) inscrito(a) perderá o direito ao reembolso do valor referente à pré-matrícula, mesmo que não tenha frequentado às aulas, tendo em vista as disposições da legislação aplicável, do Regimento Geral da Pós-Graduação da Instituição e, ainda, pelo fato de que os cursos são oferecidos com base no número de inscritos, considerando-se nesse caso a vaga preenchida pelo desistente. Já o valor correspondente à mensalidade será reembolsado integralmente.

Observação importante: Se o curso não ocorrer ou for adiado por qualquer motivo, o(a) inscrito(a) terá direito a reembolso de 100% do valor pago na pré-matrícula e mensalidade.

Programação
Noções da linguagem da máscara; 
Exercícios técnicos de escuta, observação e atenção;
Canais de comunicação;
Estado de ânimo do palhaço
Exercícios para a construção do palhaço;
Improvisações com foco na clareza da proposta e da realização;
Trabalhos dirigidos para adequação do material pessoal de cada palhaço para o contexto hospitalar;
O palhaço no espaço hospitalar: diferentes atuações em diferentes ambientes;
A porta e as janelas;
Construções de rotinas de palhaços para o encontro com o paciente;
Improvisações a partir da ação de cada palhaço aprofundando seu caráter individual.

Procedimentos para seleção e matrícula

a) Inscrição:

Entrar em contato com a Central de Atendimento via telefone: 0800 941 7 941.

b) Confirmação e reserva da vaga:

Efetuar o pagamento do boleto bancário correspondente a pré-matrícula e mensalidade do curso (o boleto deve ser solicitado pelo telefone 0800 941 7 941):

Somente será reservada a vaga na turma para aqueles que efetuarem o pagamento da pré-matrícula e mensalidade até a data do vencimento do boleto. Vale ressaltar, porém, que a faculdade reserva o direito de efetivar a matrícula de acordo com a ordem dos pagamentos dos boletos, respeitando o número de vagas em cada turma. Caso a confirmação do pagamento ocorra após o preenchimento das vagas disponíveis, o candidato ao curso receberá o reembolso do valor pago.


Localização

Informações
Central de Atendimento São Leopoldo Mandic
Telefone:
 0800 941 7 941
E-Mail: faleconosco@slmandic.edu.br
Site: www.slmandic.edu.br

Seja Bem-vindo

ao portal de pesquisa de cursos.



É sua primeira visita?


Se preferir, clique em "Iniciar Tour" e mostraremos a melhor
forma de encontrar o curso que você procura.


Já conheço Iniciar Tour