Tratamentos de canal com técnicas modernas oferecem alto índice de sucesso

Tratamentos de canal com técnicas modernas oferecem alto índice de sucesso

Os tratamentos de canal realizados com técnicas modernas apresentam um alto índice de sucesso, permitindo um tempo reduzido de consultório e menor número de consultas. Muitas vezes, a terapêutica endodôntica pode ser finalizada em apenas uma consulta, proporcionando a pronta restauração de um dente.

A utilização de limas de níquel-titânio acionadas com motor, representam um grande avanço nos tratamentos endodônticos, pois evitam que o dentista faça o trabalho manual e garantem maior previsibilidade do tratamento. Outros estudos associam alguns sistemas mecanizados a um aumento do número de fraturas de dentes. Essas fraturas podem ocorrer tanto na coroa quanto na raiz, e quando esta última é afetada, o tratamento indicado é a extração do dente.

Esse estudo, realizado pelo aluno de Doutorado em Clínicas Odontológicas da Faculdade São Leopoldo Mandic, Marcelo Santos Coelho, sob a orientação do Prof. Dr. Carlos Eduardo da Silveira Bueno, avaliou a presença de pequenas trincas em raízes instrumentadas com diferentes sistemas de tratamento de canal. No estudo, foram utilizados um instrumento mais tradicional e outros dois sistemas recém-lançados.

Os resultados mostraram que a instrumentação do canal radicular com esses sistemas automatizados não está associada à formação de trincas. Pode-se concluir, então, que o tratamento de canal com técnicas modernas demostra ser mais seguro, principalmente em relação à possíveis fraturas na raiz.

 

 

Sem Comentários

Deixe um comentário

X